terça-feira, 28 de outubro de 2008

Futebol português : Benfica em vantagem sobre os “rivais”

A SEXTA jornada da Liga 2008/09 ainda não está completa (faltava o Sp. Braga-E. Amadora, de ontem à noite), mas o Benfica já tem motivos para sorrir. Pela primeira vez desde que celebraram o último título do palmarés, em 2004/05, as “águias” têm vantagem pontual sobre os dois eternos rivais, FC Porto e Sporting.

O Benfica venceu com alguma
À entrada para a sexta ronda, o Benfica tinha dois pontos de atraso em relação ao FC Porto, e estava em igualdade pontual com o Sporting.

Ao vencer a Naval (2-1), e aproveitando-se da derrota caseira dos “dragões” frente ao Leixões (2-3) e o empate dos “leões” em Paços de Ferreira, a equipa de Quique Flores ganhou avança aos rivais: um ponto mais do que o FC Porto, e mais dois que o Sporting. Tal cenário não era verificado desde a última jornada de 2004/05, época em que o Benfica comemorou o último título do seu historial, comandado pelo italiano Giovanni Trapattoni.

Na época 2006/07 o Benfica esteve, em duas ocasiões, melhor posicionado que o FC Porto e o Sporting, mas com os mesmos pontos. Na primeira jornada dessa temporada os três “grandes” somavam três pontos, e na sétima ronda o trio tinha 16 pontos. Vantagem pontual, isso não acontecia mesmo desde a festa do título, no Bessa.

VITÓRIA EM TRÊS CAMPOS, 26 JORNADAS DEPOIS

Para ganhar vantagem sobre os dois rivais, o Benfica beneficiou do facto de ter “ganho em três campos”. A vitória sobre a Naval permitiu ganhar dois pontos ao Sporting (que empatou em Paços de Ferreira), e três ao FC Porto (derrotado em casa pelo Leixões).

A última vez que o Benfica tinha ganho pontos aos outros dois “grandes”, tinha sido na 10ª jornada da época 2007/08.
Nessa ronda, as “águias” golearam na Luz o Boavista, por 6-1, com José António Camacho no comando. O FC Porto empatou na Amadora a duas bolas, enquanto que o Sporting foi derrotado na visita a Braga (3-0).

Sem comentários: