terça-feira, 21 de outubro de 2008

“Nacional” de Futebol da Divisão de Honra : Matchedje brilha no fecho

O MATCHEDJE fechou domingo, e de forma brilhante, o Campeonato de Futebol da Zona Sul da Divisão de Honra, derrotando o Clube de Gaza por 1-0, resultado que animou mais a festa de transição para o Moçambola-2009, celebrada com pompa pelos “militares” no campo do Desportivo, perante altas figuras convidadas para testemunharem o acto.

Matchedje já pensa no Moçambola-2009 (A. Marrengula)
O Matchedje partiu para este jogo já com a transição confirmada há duas jornadas, quando derrotou, fora de portas, o Ferroviário de Inhambane, tendo ficado de fora na anterior jornada, devido ao número ímpar de concorrentes.

Os “militares” optaram por projectar a celebração da transição para a última jornada, a 22ª, tendo em conta o factor casa, associando todos os esforços para que a subida para o Moçambola fosse festejada com cor e brilho.

E isso passava primeiro pela vitória sobre os gazenses para abrilhantar esta grande conquista, que marcou ponto final a qutro anos de ausência no convívio dos grandes. Acabou acontecendo e a festa atingiu o ponto mais alto quando os campeões da Zona Sul foram atribuídas as respectivas insígnias pela direcção do clube, perante destacáveis figuras do Ministério da Defesa, patrono do Matchedje, e outros convidados do Governo.

ACADÉMICA EM SEGUNDO

Enquanto isso, a Académica salvou as suas honras vencendo o Clube da Manhiça, por 1-0, assegurando desta feita o segundo lugar no Campeonato da região sul. Aliás, nem um resultado contrário podia ter afastado os “estudantes” do precioso lugar, porque Hluvuku FC, o seu mais directo perseguidor, foi averbada falta de comparência por não ter se deslocado ao reduto do Ferroviário de Inhambane. Mesmo assim, Hluvuku manteve-se na terceira posição, pois o Incomáti, no seu encalço, foi travado com empate em casa pelo Clube do Bilene (1-1).

Entretanto, as formações do Clube da Manhiça, Clube do Bilene, AD Chókwè e Olympique descem de divisão, devendo disputar os respectivos campeonatos provinciais.

HCB TAMBÉM FESTEJA TRANSIÇÃO EM CASA

O Grupo Desportivo HCB vai também festejar a subida para Moçambola-2009, em casa, no domingo, no desfecho do encontro com o Desportivo de Chimoio. HCB assegurou igualmente a transição há semanas, ao conseguir uma vantagem confortável sobre o Ferroviário de Quelimane, seu principal rival na competição.

Os “locomotivas” quelimanenses têm o segundo lugar garantido na prova, depois que beneficiaram da falta de comparência do Vespas de Dondo, na jornada finda, a 21ª. A terceira posição, agora nas mãos do Têxtil, pode conhecer outro dono, caso os “fabris” baqueiem na sua deslocação à cidade da Beira para defrontar o Vespas de Dondo. No encalço do Têxtil estão o Desportivo de Tete, Sporting de Quelimane, Desportivos de Chimoio e de Báruè.

QUADRO DE RESULTADOS


ZONA CENTRO

Têxtil do Púnguè-Desp. de Báruè 0-0

Fer. de Quelimane-Vespas FC (vitória do Fer de Quelimane por fakta de comparência do Vespas)

Leões de Vumba-Desp. de Tete 1-1

Sporting da Beira-Desp. de Chimoio 0-1

ZONA SUL

AD Chókwè-Vilankulo FC 2-1

Académica-Clube da Manhiça 1-0

Incomáti-Clube do Bilene 0-0

Fer. de I’bane-Hluvuku FC (vitória do Fer. de I'bane por falta de comparência de Hluvuku)

Matchedje-Clube de Gaza 1-0

Sem comentários: