quinta-feira, 5 de agosto de 2010

David Canivete Jr.: o presente do futuro!




Um dos destaques do basquetebol masculino moçambicano.

É uma das promessas do basquetebol moçambicano. Com notável poder de penetração, elevação e drible em progressão, David Canivete Jr. assume-se, hoje por hoje, como uma das jóias do Desportivo de Maputo
.

Nado nas escolas do Costa do Sol (clube-referência que, na década de 90, lançou estrelas como Clarisse Machanguana, Noel Ngovene e Raul Machanguana) e lapidado no Desportivo de Maputo por esse excelente forjador de talentos, que dá pelo nome de Sílvio “Papaíto” Neves, o extremo apresenta uma excelente margem de progressão e capacidade de liderança. Apesar das lesões que o têm apoquentando nos últimos tempos, David Canivete Jr. foi um dos artífices da conquista, sete anos depois, do Campeonato da Cidade de Basquetebol Sénior Masculino por parte dos “alvi-negros”. Este ano, depois do quarto lugar na última edição da Liga Nacional de Basquetebol, David Canivete Jr. coloca como fasquia a conquista desta competição.

Ano da consagração

Mário Palma, técnico que conduziu Angola à conquista de cinco títulos africanos, disse, um dia, que as defesas ganham campeonatos e os ataques jogos. Para David Canivete Jr., esta tese de Mário Palma vai ao encontro daquilo que foi a postura do Desportivo no Campeonato da Cidade. “Estivemos muito bem a defender. Fomos agressivos na defesa. Tivemos, por outro lado, o espírito de colectivo e vontade de vencer”, rematou. Mas Horácio Martins, técnico do Desportivo, teve um papel fundamental na conquista do certame: “É um treinador que apela ao trabalho. Nós trabalhamos duas horas por dia. Ele motiva os jogadores a darem o seu máximo”, afirmou.

Tal como no ano passado, o Desportivo de Maputo, com um conjunto formado por jovens irreverentes, apresentou-se muito bem no início da época, mas na hora da verdade (Liga Nacional de Basquetebol) baqueou. E, em alguns círculos, há quem defenda que este cenário poder-se-á repetir este ano. Mas não é esta a percepção de David Canivete Jr. “Eu interpreto estes comentários com toda a naturalidade. Será que as pessoas que dizem isso queriam que perdêssemos de propósito e ficássemos à espera da Liga Nacional de Basquetebol?”, indagou. O extremo diz mais: “Se for assim, é para chegarmos à primeira parte a ganharmos e, na segunda, simplesmente deixarmos de jogar. Isto é desporto. Eu não encaro as coisas desta forma. Isso é teoria”, retorquiu.

O Desportivo de Maputo reforçou-se este ano com Helmano Nhatitima, Acácio “Rap” Mambo, Ronaldo Geneto, Belchior Canivete, entre outros. O extremo considera que todos “são bem-vindos ao grupo de trabalho. Se estão lá”, acrescenta, “é porque são uma mais-valia. O mais importante é todos darem o seu máximo”.

David Canivete Jr. lamenta o facto de este ano estar a ser assolado por lesões, o que tem, sobremaneira, “condicionado o meu desempenho. As coisas não estão a correr como desejava. As lesões não me estão a ajudar”, notou.

Selecção nacional

Em Novembro deste ano, a selecção nacional de basquetebol sénior masculina vai disputar, em Joanesburgo, África do Sul, as eliminatórias para o “Afrobasket”-2011.

Aristides Cavele

Sem comentários: