sexta-feira, 20 de agosto de 2010

“Um treinador sabe que o ciclo é sempre assim”


."O mais importante é trabalhar para serem iguais ou melhores que o Maxaquene, o Costa do Sol, o Desportivo"

Nada fazia prever que o treinador Euroflin da Graça, mais conhecido por FLIN, ainda este ano, fosse vítima de chicotada psicológica depois de um brilhante trabalho realizado de 2009 a esta parte. O bom trabalho de FLIN começou no Campeonato Provincial de Inhambane, passando pela “Poule” de Apuramento para o Moçambola-2010, para terminar num trajecto tranquilo até à 17a jornada do presente campeonato nacional, onde o Vilankulo FC ocupa a 9a posição. Em sua substituição, foi contratado Miguel dos Santos, um veterano do futebol nacional e com passagens em várias equipas da Pátria Amada.

Como se sente após esta “chicotada psicológica ?

Permita-me dizer que estou satisfeito. melhor do que fiz aqui, não sei se teria acontecido. Sei que houve uma era passada, de pessoas que criaram o clube, os seus alicerces, fizeram trabalho, e eu vim dar uma continuidade expressiva. A equipa saiu do anonimato, pois conseguimos colocá-la no Moçambola. Acabei de sair e entreguei a equipa a uma outra era, e gostaria que deixasse a equipa numa posição digna no campeonato e numa boa posição na Taça de Moçambique – os quartos de final.

O que estará na origem da sua saída inesperada?

Não conheço nenhum treinador que tenha ficado durante muito tempo na direcção de uma equipa. Eu vim substituir outros que também saíram. Neste momento, saio eu para entrar outro. E o ciclo será assim. Apraz-me dizer muito obrigado à população de Vilankulo que é muito boa.

A população não mente e orgulho-me por fazer parte desse povo. O que poderá ter acontecido aqui ou acolá deverá ser respeitado. Aliás, o desporto ensina-nos a saber viver em paz e é essa paz que gostaria que continuasse a prevalecer. É no desporto onde o rico e pobre convivem, o alto e baixinho também, o bonito e o feio igualmente, o gordo e o magro idem, etc., etc.

Há legado que deixa no Vilankulo?

Penso que poderei ter contri-buído para que a juventude de Inhambane, em especial de Vilankulo, pudesse acreditar que aqui também nascem estrelas.

Sem comentários: