segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Liga Muçulmana cada vez mais líder




Moçambola-2010 à passagem da décima oitava jornada.

A Liga Muçulmana aumentou para seis pontos a sua vantagem em relação ao Ferroviário de Maputo, segundo classificado do Moçambola-2010. Na cidade da Beira, terreno tradicionalmente complicado, a Liga Muçulmana ganhou pela terceira vez consecutiva, à tangente, em cinco jogos disputados nesta segunda volta.

Desta vez, a vítima foi o Sporting da Beira. Mais um golo apontado pelo avançado Maurício, e três preciosos pontos para o conjunto orientado por Artur Semedo. A equipa de Hilário Manjate não conseguiu dar seguimento às vitórias caseiras registadas em rondas anteriores. O HCB de Songo passou do quarto para o terceiro lugar, em troca com o Maxaquene, depois de ter vencido o FC Lichinga por duas bolas a zero.


Na recepção ao Matchedje, o Ferroviário de Pemba não foi para além de um empate sem golo e, naturalmente, mantém-se como “lanterna vermelha”, agora com 14 pontos, menos um que FC Lichinga, penúltimo classificado. Mas houve mais. A jornada abriu com um confronto de dois históricos longe dos melhores tempos.

O Desportivo empatou, sábado, com o Textáfrica de Chimoio, a uma bola, e deixou ainda mais a nu as debilidades desta formação agora treinada por Uzaras Mahomed. Com este empate frente ao Textáfrica, começa a subir de tom a contestação ao treinador. Será uma “chicotada psicológica” ainda em “banho-Maria”? A ver vamos.

Também houve um derby de ocasião entre o Atlético Muçulmano e o Ferroviário de Maputo, que não ajudou os campeões nacionais a encontrarem, finalmente, o caminho das vitórias no Moçambola-2010, depois de duas derrotas consecutivas. Ontem, o Ferroviário de Maputo empatou a uma bola com o Atlético Muçulmano.

O Atlético Muçulmano marcou aos 58 minutos por intermédio de Avelino e, perto do fim da partida, o inevitável avançado Jerry restabeleceu a igualdade.

Lá no meio da tabela classificativa, o Vilankulo FC, na estreia de Miguel dos Santos como treinador dos representantes de Inhambane, levou a melhor sobre o Maxaquene por 2-1, cortando o fôlego que os “tricolores” vinham demonstrando rumo ao ataque às duas primeiras posições desta prova.

Quem igualmente se estreou da melhor forma foi Akil Marcelino, treinador do Ferroviário da Beira, conjunto que se deslocou a Maputo e venceu o Costa do Sol por 3-4. Grande festa do futebol, numa partida em que foram marcados sete golos.

UMA PARAGEM ANTETES DA 19ª JORNADA

Próximo fim-de-semana, o Moçambola vai sofrer uma paragem para dar lugar à realização de jogos referentes aos quartos-de-final da Taça de Moçambique. Quando reatar, já na 19ª jornada, as atenções estarão viradas para três das sete partidas que dão corpo à ronda. Referimo-nos aos jogos Liga Muçulmana vs Costa do Sol; Maxaquene vs HCB de Songo e Matchedje vs Desportivo.

A jornada completa-se com os desafios Ferroviário de Maputo vs Ferroviário de Pemba; FC Lichinga vs Atlético Muçulmano; Ferroviário da Beira vs Vilankulo FC e Textáfrica de Chimoio vs Sporting da Beira.

Sem comentários: