segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MOÇAMBOLA-2010: Maxaquene, 1-Costa do Sol, 0 - Vingança de Alvarito!


O MAXAQUENE, aos poucos, vai se aproximando do topo. No sábado, no encontro mais aliciante da ronda, venceu o eterno rival Costa do Sol, por uma bola sem resposta, o suficiente para conquistar mais três pontos com um golo de Alvarito, que cheirou à vingança!



No primeiro tempo viu-se um Maxaquene muito fechado no seu meio-campo, com apenas Tony à frente, e um Costa do Sol mais liberto, a encher o campo com passes curtos entre os seus jogadores. Era um jogo muito táctico que se disputava mais no miolo do terreno do que propriamente nas zonas de rigor dos dois conjuntos.

Como corolário dessa maneira de estar das duas equipas a grande oportunidade de golo só podia pertencer aos “canarinhos”. Soarito estava ligeiramente adiantado quando, João, aos 24 minutos, cá do meio da rua, estoirou. A bola foi estrondosamente bater na trave e devolvida para fora da área sem que ninguém estivesse à altura da recarga. Foi um bom aviso aos “tricolores” que estavam ainda um tanto ou quanto metidos na sua zona defensiva e a demorarem nas saídas para o contra-ataque, que era, pelos vistos, a sua intenção.

À beira do intervalo, Liberty teve tudo para “matar” o jogo, mas o seu violento remate, já na área, saiu por cima, depois de um excelente cruzamento de Kito.

No segundo tempo esperava-se uma rápida reacção do Maxaquene, o que veio a acontecer, pois com uma entrada de rompante, conseguiu o golo logo no primeiro minuto, por Alvarito, na recarga, depois de duas insistências, uma das quais com Antoninho a defender de “olhos fechados” ao cabeceamento de Tony.

O Costa do Sol reagiu. Apertou o cerco. Refrescou a equipa. Mas em nada resultou, porque Salvado mandou os seus pupilos taparem as linhas de passe e jogarem sempre em cima de quem estivesse na posse do esférico.

Até ao final, ainda houve tempo para algumas jogadas de perigo, com incidência para aquela em que Reginaldo cabeceou traiçoeiro para uma defesa em voo de Antoninho para canto.

Em suma, foi um jogo grande entre duas grandes equipas. Até sobrou espaço para a vingança de Vasil e Alvarito, que, pelos vistos, ainda têm alguma espinha “canarinha” atravessada na garganta.

A equipa de arbitragem portou-se muitíssimo bem.

FICHA TÉCNICA


Árbitro: José Maria, auxiliado por Arsénio Marrengula e Júlio Muianga. Quarto árbitro: Sérgio Lopes.

MAXAQUENE - Soarito; Campira, Gabito, Vasil e Eusébio; Kito (Clarêncio), Alvarito, Liberty (Reginaldo) e Macamito; Nelsinho (Eládio) e Tony.

COSTA DO SOL - Antoninho; João, Manuelito, Jonas e Dito; Escuro (Betinho), Payó e Ruben (Sanito); David, Josimar e Tó (Marrufo).

Acção disciplinar
: cartão amarelo para Jonas, Sanito, Eusébio e Gabito.

GIL CARVALHO

Sem comentários: