quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Moçambique defronta Senegal nos quartos-de-final


Campeonato Africano de Basquetebol feminino sub-18, Egipto-2010.

A selecção nacional de basquetebol feminino sub-18 vai defrontar o Senegal nos quartos-de-final do Campeonato Africano da categoria, certame que decorre no Cairo, Egipto. A sentença ficou traçada ontem, quando Moçambique e RD Congo alcançaram vitórias. Moçambique venceu a Costa do Marfim por 52-45 e a RD Congo triunfou diante do Mali por 86-81 depois de dois prolongamentos de cinco minutos cada.

A exibição da equipa moçambicana não deslumbrou, mas confirmou em toda a linha que solidez e a segurança são os principais traços de identidade da turma orientada por Armando Meque/Simão Mataveia. Esta foi a terceira vitória da selecção nacional que se estreou com uma derrota frente à Nigéria. Depois, venceu sucessivamente o Mali, RD Congo e Costa do Marfim, garantindo a segunda posição do Grupo-B, com sete pontos, atrás da Nigéria com oito pontos.

A estas duas equipas, juntam-se o Mali e a Costa do Marfim, que ocuparam a terceira e quarta posições, respectivamente. Aliás, depois da vitória e exibição de ontem, Moçambique demonstrou ser uma das melhores do campeonato fora de casa. E já pisca o olho a um lugar do pódio. Em sentido contrário, está a Costa do Marfim, que não conseguiu vencer um único desafio, senão por falta de comparência a RD Congo
.

Pelo Grupo-A, transitam para os quartos-de-final o Egipto, na qualidade de vencedor com oito pontos, sendo que nas posições imediatas temos Angola, Senegal e Tunísia. Destacar que, a RD Congo chegou ao Cairo, muito provavelmente demasiado tarde para a luta pelo título, mas a tempo de ajudar a animar as coisas. A derrota por cinco pontos diante da Nigéria 57-62 chegou para provar isso, no jogo da estreia desta equipa que se torna uma referência de atrasos constantes em campeonatos africanos. Depois forçou dois prolongamentos para derrotar a campeã em título, o Mali.

Crescêncio Jose

Sem comentários: