segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mambas iniciam hoje preparação para o jogo com a "Suazi"




Partida a ter lugar esta quarta-feira, no Estádio da Machava.
O central do Ennpi Sport, Mano, que se lesionou a 11 de Outubro de 2009, na partida Nigéria vs Moçambique, é a grande novidade na lista dos 19 jogadores chamados por Mart Nooij para o embate com a Suazilândia

Os Mambas iniciam, hoje, às 10h15, no Estádio da Machava, a sua preparação tendo em vista o particular de quarta-feira diante da Suazilândia, adversário escolhido (tal como ano passado) por Mart Nooij para esta data-FIFA.

De acordo com o programa da Federação Moçambicana de Futebol, até ao dia da realização da partida, a selecção nacional irá cumprir três sessões de treino, sendo duas hoje e uma amanhã.

Para este jogo, Mart Nooij, seleccionador nacional, chamou um total de 19 jogadores, com destaque para o regresso de Mano, que ficou arredado dos relvados cerca de nove meses, devido à lesão.

O central do Ennpi Sport lesionou-se a 11 de Outubro de 2009, na partida entre Nigéria e Moçambique, referente à quarta jornada da terceira e última fase das eliminatórias combinadas para o CAN e Mundial-2010.

O técnico holandês acabou aceitando o pedido de dispensa de Simão Mathe, que na sexta-feira foi titular no jogo entre o Panathinaikos e AC Milan, em Detroit, EUA; Genito, que se encontra sem clube; e Kampango, do Al Tersana do Egipto.

Jumisse e Hélder Pelembe, jogadores do Portimonense, e Mexer, que evolui no Olhanense, foram dispensados porque neste momento estão a tratar de visto do residência em Portugal.

Dário Khan, cuja equipa se encontra em Paris, França, perdeu o voo sexta-feira última e persiste a dúvida se vem a Maputo; enquanto Gonçalves Fumo, igualmente sem clube, vai ser integrado nos trabalhos dos Mambas.

Já o esquerdino Paíto lesionou-se sábado, pelo que constitui uma carta fora do baralho. Seja como for, Mano, Mbinho, Zé Luís, Armando Sá e Dominguez já se encontram em Maputo.

Do grupo que a 12 de Agosto de 2009 defrontou a Suazilândia, saem Dário Monteiro, ora à procura de clube em Portugal; Tico-Tico, que ano passado se retirou da selecção, e Alvarito.

Este jogo servirá para a equipa técnica, ensaiar alguns conceitos técnicos, bem como aferir o nível/estado de forma dos atletas moçambicanos, tendo em vista o embate com a Líbia, a 5 de Setembro, referente à primeira jornada do grupo III das eliminatórias para o CAN-2012, prova a ter lugar no Gabão e Guiné Equatorial. Entretanto, a Suazilândia chega, em principio, a Maputo amanhã.De acordo com a última actualização do ranking da FIFA, a Suazilândia ocupa a 134ª posição, com um total de 155 pontos. A melhor classificação da Suazilândia foi o 92º lugar, alcançado em Outubro de 1992. Já a posição mais baixa do ranking foi o 174º lugar, em Outubro de 1997. Os suazis estão inseridos no grupo IX das eliminatórias para o CAN-2012, juntamente com Gana, Congo e Sudão.


Mfanzile Dlamini e Lwazi, dois jogadores que ano passado evoluíram no Estádio da Machava, são algumas das figuras da selecção na Suazilândia.


Aristides Cavele

Sem comentários: