sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Treinador da Líbia viu e gostou dos “Mambas”


MAL soube que o seu primeiro adversário na fase de qualificação para o CAN Gabão/Guiné-Equatoril-2012 estaria em acção na data-FIFA de 12 de Agosto, não quis perder o grande ensejo de o ver jogar. Vai daí arrumou as malas e viajou para Maputo, tendo na quarta-feira sido um espectador especial do embate de carácter particular entre Moçambique e Suazilândia, ganho pela turma nacional por 2-1. É brasileiro, seu nome é Marcos Paquete e é o treinador da Líbia, que no próximo dia 5 de Setembro, no Estádio da Machava, defrontará os “Mambas”.

Com a natural curiosidade em seu redor, Marcos Paquete disse ter gostado de muitas coisas entre nós: a hospitalidade das pessoas, a beleza da cidade e, sobretudo, a forma como os pupilos de Mart Nöoij se apresentaram diante dos suázis. Afinal, estes últimos eram o principal objectivo da sua viagem, embora viesse para também explorar outros itens, como é o caso das condições de alojamento, particularmente para uma selecção que estará em Maputo em pleno período do Ramadão e obrigada, por essa razão, a um regime muito especial.

A equipa moçambicana é boa, joga de uma forma bem estruturada e com uma defesa compacta. Tem dois/três jogadores desequilibradores e que podem fazer a diferença no desafio. Teremos naturalmente os nossos argumentos e foi bom termos cá estado para ver e analisar pormenorizadamente como actua a selecção de Moçambique”, disse Marcos Paquete, que está na Líbia há um mês e com o claro objectivo de preparar a equipa para o CAN de 2013, a realizar-se naquele país, embora não descure a possibilidade de qualificação para Gabão e Guiné-Equatorial.

Confrontado com o pedido da Federação Líbia de se adiar a partida de 5 de Setembro para uma outra data, em virtude de calhar na altura do Ramadão, o técnico brasileiro entende que, caso a petição não seja considerada pela Confederação Africana de Futebol – tal como, aliás, se prevê –, os seus atletas estarão aptos para o que der e vier, apelando à sua capacidade de superação.

Enfrentaremos dificuldades, é verdade, pois os nossos jogadores estarão 12 horas de jejum e a actuar em casa do adversário, porém, teremos as nossas armas para ultrapassar todas estas contrariedades”, referiu Paquete, que revelou possuir no seu time três futebolistas a evoluir na Europa: um no Manchester City, o segundo no Beira-Mar, de Portugal, e o terceiro na Irlanda.

Marcos Paquete conta que tem um desejo: uma vitória em Maputo como prenda do seu aniversário, a assinalar a 3 de Setembro, portanto, dois dias antes do grande embate.

Sem comentários: